Siga o blog por Email

MEDITAÇÃO DIÁRIA

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Sangue de plástico

Novidade na ciência – e, quem sabe, em pouco tempo, na medicina: sangue fabricado em laboratório. Os cientistas acreditam que o sangue de plástico é a descoberta do “Santo Graal”.
Reportagem: Marcos Losekann (Londres)



É vermelho, é vital, mas não corre nas veias. Vem do petróleo. Fabricado em laboratório, é transportável na forma de pasta e pode ser dissolvido em água. É sangue de plástico.
“Não é o tipo de plástico com que estamos acostumado a lidar no nosso dia a dia”, explica o professor Lance Twyman, cientista da Universidade Sheffield, da Inglaterra.


“É um plástico refinado, de onde retiramos moléculas similares à hemoglobina, um pigmento responsável pela fixação do oxigênio e de sua transferência para as células do corpo”, acrescentou Lance Twyman.

Em outras palavras, é sangue artificial. Artificial, mas que pode funcionar. Em testes de laboratório, já deu certo, segundo o professor Twyman. É como sangue de bolso.
A idéia é desenvolver o produto em grande escala para ser usado, principalmente, em situações de emergência: em áreas de conflito, por exemplo, onde os bancos de sangue natural nem sempre estão com estoques suficientes para salvar vidas.


A invenção foi apresentada no Museu da Ciência, em Londres, em uma feira sobre as 1.001 utilidades do plástico. Ainda é um projeto que requer investimento e pesquisa, mas é já é um alento, uma nova arma a favor da medicina.

Transplante de órgãos, fertilização in vitro, clonagem de seres vivos – a ciência não pára de evoluir nem surpreender. Os cientistas comemoram. Acreditam que o sangue de plástico é a descoberta do “Santo Graal”.

Mas já há quem ache que a ciência, que tenta imitar Deus, anda passando da conta. Trata-se de uma discussão que tem deixado muita gente de sangue quente.

Assista a reportagem aqui: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM680324-7823-SANGUE+FABRICADO+EM+LABORATORIO,00.html

Fonte:http://bomdiabrasil.globo.com/Jornalismo/BDBR/0,,AA1547338-3682-680324,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário