Siga o blog por Email

MEDITAÇÃO DIÁRIA

domingo, 3 de junho de 2007

Como brilhar numa festa

Dicas dos especialistas ouvidos pela revista Psychology Today para controlar a timidez.

Nada de se esconder atrás da mesa de coquetel de camarão. Com um pouco de preparo, é possível conseguir mais do que apenas petiscos.


Tenha um mapa
O ato de conversar com estranhos costuma ter cinco estágios: apresentações; tentar puxar assunto; descobrir pontos em comum; dizer que vai embora; trocar informações para contato. Se você incorporar esses passos, terá um mapa mental das etapas que devem ser seguidas. Isso pode ajudá-lo a não se sentir perdido Fique informado Se for a algum lugar na semana que vem, tente saber o que aconteceu por lá nesta semana. Isso ajuda a conversa a fluir. Há outros truques, como fazer comentários sem a intenção de impressionar e não julgar idéias logo que aparecerem. Os outros vão se sentir mais à vontade se acharem que o que disserem não vai ser analisado.

Faça um aquecimento
Chegue cedo para encontrar uma pessoa de cada vez. Então passe para a fase das conversas rápidas. Falar com muitas pessoas por pouco tempo ajuda a aliviar a pressão. Circule pela festa e fale sobre o mesmo assunto com oito ou dez pessoas. Depois você pode voltar e falar com as pessoas que interessam

Seja receptivo
Quando alguém tenta esconder a ansiedade atrás de uma máscara de neutralidade, os outros podem ficar incomodados e interpretar como frieza ou hostilidade. Para treinar uma expressão mais receptiva, olhe-se no espelho com um sorriso.

Os primeiros 30 segundos

Aproximar-se de uma pessoa que não conhecemos é difícil, mas as vantagens podem compensar um pouco de ansiedade

Reviva um bom momento
Quando alguém não se sente bem consigo mesmo, os outros percebem. Fingir também não engana ninguém. Em vez disso, lembre-se da última vez em que se sentiu radiante por dentro e por fora, e seu corpo vai reagir.

Contato visual é sinal de atenção
Para causar uma boa primeira impressão, tenha uma atitude natural e receptiva e faça contato visual. Olhar nos olhos da outra pessoa demonstra que você não está pensando em alguma outra coisa. Para suavizar o olhar, mova os olhos pelo rosto do outro.

Diga alguma coisa
Para quebrar o gelo, faça algum comentário sobre o ambiente. A intenção é apenas demonstrar disposição para conversar. Muitas pessoas acham que precisam ser espirituosas. Mas o que realmente precisam é ser simpáticas.

Dê informações extras
Para animar a conversa, acrescente detalhes do tipo "Moro na rua tal, perto de uma padaria fantástica." Isso dá à outra pessoa mais opção para continuar. A conversa não desanima. Para ser um comentário produtivo, não precisa ser nada profundo ou pessoal.

Não saia andando
Se a conversa pára por uns instantes, você entra em pânico e foge? Se tiver certeza de que é hora de acabar, retome algumas partes da conversa e demonstre que ela foi boa. Assim, fica mais fácil entrar em contato no futuro.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG77563-5856,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário