Siga o blog por Email

MEDITAÇÃO DIÁRIA

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

FAÇA UMA SUPER FAXINA NO SEU PC

Colocando a mão na massa
Bom, dependendo do estado do seu HD e de quanta tralha você tem dentro dele, essa super faxina pode demorar até 5 horas, então reserve uma manhã ou uma tarde para essa "brincadeira". Imprima, leia com atenção todo esse texto e tenha certeza que entendeu todos os tópicos. É só seguir na ordem os passos abaixo. Não tem como errar. Moleza.

1º Passo: Crie um ponto de restauração do sistema
é simples. Vá em “Iniciar”, “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas de Sistema” e clique em “Criar um ponto de restauração”. Clique em "avançar" e digite: Antes da Faxina. E clique em "criar". Este recurso permitirá a você voltar ao estado anterior do seu PC caso você faça alguma cagada durante a faxina.

2º Passo: Baixe da internet os aplicativos necessários
Baixe os aplicativos abaixo e salve-os em uma pasta ou CD. Instale-os somente quando solicitado no texto. Não se preocupe, são todos gratuitos, bacanas e completos:
- CCleaner
- SpywareDoctor
- AdAware
- Spybot
- SuperAntiSpyware.

3º Passo: Limpe a lixeira e os arquivos temporários
É só clicar em: “Iniciar”, “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas de Sistema” e “Limpeza de Disco”. Selecione a unidade que vc quer limpar (normalmente é a C). Marque todos os arquivos. Clique em OK. Demora uns 15 minutos.

4º Passo: Programas Inúteis
É comum baixar dezenas de freewares - livres de pagamento de licenças - ou então shareware - livres para teste por tempo determinado - para testar o gravador de DVD novo ou então uma câmera digital bacana, porém quando o programa cai em desuso e não é excluído, começa a carregar a máquina e ocupar espaço no HD. O ideal neste caso é desinstalar tudo, mas tomando cuidado para não remover programas úteis. Para isso, vá até o menu “Iniciar” e, em seguida, na opção “Painel de Controle” e abra “Instalar ou Remover Programas”. Clique sobre o item desejado e pronto. O próprio Windows vai se encarregar de retirá-lo de seu computador. É bom fazer isso com todos os programas que você não utiliza. Eu uso uma regra simples pra saber se um programa é útil ou não: Se eu usei nos últimos 2 meses, é útil. Se não, vai pra vala.

5º Passo: Limpeza Oculta
Mesmo depois de desinstalar programas, informações e arquivos ainda ficam no computador em local chamado de "Registro". Essa limpeza é um grande risco se feita por leigos. Um "registro" deletado incorretamente pode resultar em falha do sistema e seu computador terá de ser reinstalado. Para evitar este problema, o software gratuito CCleaner faz toda a tarefa necessária e ainda retira todos os cookies – informações sobre sites visitados – e arquivos temporários. Depois de baixá-lo, instale-o em seu computador e abra o ícone que foi criado. Selecione onde deseja que a faxina seja feita e pronto! No máximo em cinco minutos estará tudo limpinho.

6º Passo: Arquivos Tranqueira
Cerca de 70% do seu HD é ocupado por eles: fotos, mp3, videos, etc. Grave tudo em CD ou DVD

7º Passo: Spywares
Uma das maiores pragas da Internet são os spywares - Você já tem um antispyware instalado? - Acredite, ele não retira todas as pragas sozinho. Nenhum antispyware faz isso. Eu sou exagerado e uso quatro: SpywareDoctor, AdAware, Spybot e SuperAntiSpyware. Importante: Instale, atualize (se necessário) e rode os 4 nessa ordem: 1º)SpywareDoctor, 2º)AdAware, 3º)Spybot e 4º)SuperAntiSpyware. Um de cada vez. Você acha exagero? Não é não, amigo. Você verá que quando rodar o 4º antispyware, ele ainda achará pragas que os 3 primeiros deixaram pra trás. Só assim o seu sistema vai ficar limpinho, brilhando e com cheirinho de desinfetante.

8º Passo: Vírus
Aprenda: Nenhum antivírus se livra de todos os vírus no modo automático. Atualize seu antivírus e execute-o na opção "full scanner" ou "limpeza total". Você vai ficar surpreso com a quantidade de pragas que conseguiram entrar na sua máquina. Qual é o melhor antivírus? Sei lá... Antivírus, bancos, e empresas de celular são todos da mesma laia. Escolha o que você acha menos ruim. Eu uso o AVG e estou satisfeito.

9º Passo: Scandisk
Use o Scandisk para verificar se há erros no sistema de arquivos e se existem setores defeituosos no seu HD. É fácil! Clique no ícone "Meu computador" e clique o disco local a ser verificado com o botão direito, clique em Propriedades. Na guia Ferramentas em Verificação de erros, clique em Verificar agora. Em Opções de verificação de disco, marque a caixa de seleção Procurar setores defeituosos e tentar recuperá-los. Pronto... Agora vá ver televisão, ler uma revista ou vá passear, pois esse processo, dependendo do tamanho do seu HD pode demorar horas.

Último Passo: Desfragmentação do Disco
Depois que todo o lixo e todas as pragas acumuladas forem retiradas definitivamente do computador, é bom fazer a “Desfragmentação do Disco”. À medida que você utiliza o HD, o Windows guarda os arquivos de forma desorganizada. A desfragmentação nada mais é que reunir todos os arquivos de forma inteligente para economizar espaço e também melhorar a velocidade de acesso à informação. Para executar esta ferramenta, vá em “Iniciar”, “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas de Sistema” e “Desfragmentar Disco”. Essa tarefa levará alguns minutos ou até mesmo muitas horas, dependendo do tamanho do seu disco rígido, mas vale a pena, funciona mesmo.

Pronto! seu HD agora está novinho em folha!

ou

OOOOOps, deu pau, e agora?
Se você leu e entendeu o texto acima não terá problema algum. Eu sigo essa rotina desde a "Era do Byte das Cavernas" e nunca deu pau. Mas nem todos são descolados com tecnologia e acabam fazendo alguma cagada na faxina e o computador passa a não funcionar como deveria. Para solucionar esse problema, use a genial função “Restaurar Sistema”. Como o próprio nome diz, restaura o sistema a um momento anterior que é selecionado pelo usuário. Para utilizar é simples. Vá em “Iniciar”, “Todos os Programas”, “Acessórios”, “Ferramentas de Sistema” e clique em “Restaurar Sistema”. Ao abrir a tela, confirme que você deseja executar uma “restauração para um ponto mais cedo” e avance. Escolha o dia para o qual você deseja voltar seu computador - o ideal é escolher o dia anterior ou o mais próximo - e prossiga. A máquina será reiniciada com as configurações da data solicitada. Um santo remédio para quem fez cagada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário