Siga o blog por Email

MEDITAÇÃO DIÁRIA

domingo, 8 de junho de 2008

Lei que garante folga para fazer exames preventivos agradou a mulheres


Estado dá um dia de folga por ano para mulheres realizarem exames de prevenção do câncer de mama e de colo de útero



O governo do estado sancionou a lei que prevê um dia de folga por ano para a realização de exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero. Segundo a lei, de autoria do deputado Paulo Ramos, do PDT, após os exames as mulheres precisam apresentar os comprovantes dos mesmos no local de trabalho, como prova de que a folga foi usada para esta finalidade, e nada poderá ser descontado do salário. A lei já está em vigor desde o último dia 20 de maio e a dispensa está garantida a funcionárias dos serviços público e privado.
A boa notícia para as mulheres foi aprovada por elas, que em sua maioria reclamava de falta de tempo para dedicar-se aos habituais cuidados com a saúde. Com a lei, elas se dizem incentivadas a cuidar de si mesmas, já que os exames de prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero não podem deixar de fazer parte da rotina feminina.
De acordo com médicos, as mulheres que já iniciaram a vida sexual precisam fazer o exame preventivo de colo de útero, mais conhecido como Papanicolau, todo ano. As que têm mais de 40 anos também precisam fazer mamografia, de extrema importância para identificar se apresentam alterações na mama.
Despachante de ônibus, dona-de-casa e mãe, os horários de Edilza da Silva são apertados, por isso ela comemorou ao saber que agora pode tirar uma folga por ano para fazer os exames preventivos. “É uma vitória. Não só eu, como todas as mulheres que trabalham fora, que passam horas quase o dia todo fora de casa e não têm esse tempo disponível, terão um dia para fazer isso”, comentou Edilza.
Num laboratório médico da cidade, pelo menos para as 30 mulheres que lá trabalham a novidade foi bem recebida. Aos 46 anos, a balconista Ivoneide Ferreira só conseguiu fazer os exames três vezes. “Vou anotar na agenda já. Sempre aquele dia vai ser o dia especial para mim, vai ser o dia para me cuidar”, destacou Ivoneide.
“Tem que procurar organizar, cada semana vai uma. Isso é até bom para a saúde das funcionárias”, disse o gerente do laboratório, Jorge Eduardo Montanari. E motivos não faltam para que todos entendam a importância da prevenção. Segundo o Ministério da Saúde, só este ano o câncer de mama deve atingir mais de quatro mil mulheres no estado do Rio. Já o de colo do útero deve afetar quase mil fluminenses. “Nós, mulheres, precisamos sempre estar com tudo direitinho. Eu sempre me cuido”, garante a comerciante Eliane Ximenes.

Fonte: http://www.avozdaserra.com.br/noticias.php?noticia=697

Nenhum comentário:

Postar um comentário