Siga o blog por Email

R E A B I L I T A R - FISIOTERAPIA GERAL E ESTÉTICA - PAGINA DE COMPRAS

Medite

R E A B I L I T A R - FISIOTERAPIA GERAL & DERMATOFUNCIONAL

domingo, 24 de maio de 2009

Bandagem para o tratamento da bursite da pata de ganso


Uma bursa é uma pequena estrutura anatômica semelhante a um saco , que contém fluido sinovial em seu interior. Localiza-se entre o osso e um tendão ou músculo; e possibilita que o tendão deslize suavemente sobre o osso, diminuindo assim a fricção entre estas estruturas. A inflamação das bursas, ou bursite, é um distúrbio comum, podendo ser causada por sobrecarga mecânica ou movimentos repetitivos, especialmente em atletas com isquitibiais encurtados. Pode ser causada também por trauma direto.

Bursite da pata de ganso (pes anserie), ou bursite anserina, é o nome que se dá à inflamação da bursa localizada na inserção comum dos tendões dos músculos grácil, semitendíneio e sartório na face medial do joelho. Anatomistas são famosos pela criatividade que nomeiam as partes do corpo. Neste caso, o local da inserção destes tendões se assemelham à uma “pata de ganso”, daí seu nome.

Sintomas
O paciente queixa-se de dor na parte medial do joelho (ele geralmente é capaz de apontar com o dedo, indicando ser uma dor bem localizada), mais exatamente 2-3 dedos abaixo da linha articular, aproximadamente na altura da tuberosidade anterior da tíbia. A palpação da inserção da pata de ganso é dolorosa e a dor piora com atividade física como subir e descer escadas.


Tratamento
A bursite anserina geralmente é uma condição auto-limitada, ou seja: o paciente acaba melhorando com ou sem tratamento. Entretanto, ele melhora mais rápido em com menos recidivas se tiver acompanhamento fisioterapêutico. O objetivo final do tratamento de condições que envolvem stress mecânico de alguma estrutura é reduzir a sobrecarga sobre ela. Em um primeiro momento, deve-se solicitar repouso ao paciente. Entenda-se por repouso redução ao máximo de sobrecarga mecânica, tais como prática de esportes, longas caminhadas, subir e descer escadas. Gelo 2-3 vezes por dia durante 20 minutos e inti-inflamatórios também têm importância na fase aguda. Melhorar a flexibilidade por meio de alongamento dos isquitibiais. Mais uma vez, não há estudos demonstrando qual a melhor técnica de alongamento portanto use a que mais lhe agradar: PNF, energia muscular, etc...

Bandagem
Existe uma técnica de bandagem extremamente simples porém bastante útil nestes casos. Esta técnica eu aprendi quando fiz o curso do conceito Mulligan, não sei se é uma bandagem própria do método, pois não encontrei a descrição dela em nenhum livro, site e nem em nenhum artigo de fisioterapia. Mas o importante é que funciona e esta bandagem, se bem aplicada gera redução importante da dor e faz seu paciente sair do consultório bastante satisfeito (bem mais do que com o TENS, eu te garanto) Vou ensinar o passo a passo a seguir:

Primeiro passo: Identificar anatômicamente a região a receber a bandagem

Acima: face medial de joelho, desenho da inserção da pata de ganso e sua relação com a bursa

Em seguida aplique uma faixa de esparadrapo anti-alérgico. Na verdade o esparadrapo antialérgico tem uma aderência muito ruim à pele. Algumas vezes, em pacientes mais ativos fisicamente, eu ensino o paciente a aplicar ele próprio a bandagem diretamente com o esparadrapo comum para ele reaplicar em caso de descolamento)

A idéia da próxima faixa de esparadrapo será tracionar anteriormente os tendões da pata de ganso, fazendo um realinhamento biomecânico e diminuindo um pouco o stress mecânico sobre a bursa, do jeito que está demonstrado acima.

Depois de aplicar o esparadrapo anti-alérgico, aplique uma segunda faixa, desta vez de esparadrapo comum, aplique de posterior para anterior, tracionando e "aproximando" a pele com os dedos conforme a figura acima. Ao final, a pele sob a bandagem deve ficar com um aspecto enrugado como "casca de laranja".


Pronto, última imagem, a seta indica a direção da tração aplicada. Ao final da bandagem peça ao seu paciente apra caminhar e repetir os movimentos que causam dor. Se você tiver tido êxito, então seu paciente sentirá uma redução importante da dor e irá pra cas asatisfeito com seu atendimento.
IMPORTANTE

  1. O esparadrapo não deve permanecer por mais de 48 hs em contato com a pele para evitar lesões cutâneas
  2. A bandagem garante apenas um repouso às estruturas e redução da dor. E deve ser usada em conjunto com outras técnicas de fisioterapia
  3. Se não houver melhora imediata da dor, retire e refaça a bandagem. Os efeitos devem ser imediatos. Se a dor não diminuir, então não tem porque o paciente ir para casa com ela.

Espero que esta postagem tenha lhe acrescentado algum conhecimento útil e que você possa ajudar pacientes a terem um tratamento fisioterapêutico mais efica.

Fonte: http://fisioterapiahumberto.blogspot.com/2009/02/bandagem-para-o-tratamento-da-bursite.html

13 comentários:

  1. Interessante. Tive uma inflamação nessa área há uns três anos, falaram em tendinite da pata de ganso. Fiz a fisioterapia e melhorou com o tempo mas às vezes sinto voltar um pouco a dor, especialmente para subir escadas e porque faço kung fu. Atualmente sinto mais dor na parte de cima do fêmur, na outra ponta do sartório. Já me falaram que ele está encurtado, deve ter a ver.

    ResponderExcluir
  2. Se é na parte de cima do fêmur, acima da patela não acredito que seja a bursite na pata de ganso. Teria mais haver com o quadríceps ou edema no fundo de saco (Fica embaixo do quadríceps logo acima da patela)

    Veja este artigo: http://quemdividemultiplica.blogspot.com/2009/05/bandagem-para-tendinite-do-tendao.html

    De qualquer maneira como vc é um esportista, valeria a pena vc voltar a um fisioterapeuta e fazer uma avaliação. Ok? Se cuida!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu artigo. Descobri hoje que estou com esse tipo de tendinite, que foi deflagrada por excesso de exercício aeróbico elíptico tipo transport.
    Agora vou ter que ficar de molho até isso curar.
    Sei que vou precisar de muita fisioterapia.
    Aliás, você teria alguém pra indicar na cidade do Rio de Janeiro ? De preferência na região da Ilha do Governador.
    Obrigada desde já e tudo de bom pra você.

    ResponderExcluir
  4. Pois é tb tive essa lesão, e demorei para reconhecer que precisava fazer uma ultrasonagrafia, no começo pode se assemelhar com uma contratura na panturilha, qualquer sinal de dor no corpo deve ser imediatamente levada ao conhecimento do médico, no começo a recuperação é mais rápida, o corpo fala atraves das dores... para quem é atleta é muito dificl ficar parado, mas não adianta, só o tempo e fisioterapia iram curar tal lesão...

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Luciane, há 3 semanas fui premiado com essa dor na "pata de ganso", exagerei no treinamento de corrida após minha recuperação de ter sido alvejado por um disparo de arma de fogo em confronto com marginais. Fiz a sua bandagem e a redução da dor foi imediata, e olha que nem sou fisioterapeuta... Obrigado pela dica.

    Ten Mario
    Polícia Militar de São Paulo

    gomesjrmario@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde.
    A bandagem serve tambem para tendinite e burcite do ombro.
    ivonecarla@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Luciane, meu nome é luciane tbm, moro aqui em fortaleza
    e estou desesperada de tanta dor na minha tendinete na pata de ganso, nao consigo nem andar de tantas dores e no meu trabalho tem escadas, ja estou na 3 sesao de fisioterapia, chego la com dor muita dor e saiu om dores ainda, oq ue faço? tomei antiinflamtorio mas n senti melhoras. tenho medo de medicacoes fortes pq tenho gastrite cronica. me ajuda, to c muito medo!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Luciane, antes de tudo, muito obrigada por se prontificar a nos ajudar. Fiz a ultasonografia e foi diagnosticado "Bursa supra patelar de dimensões aumentadas, apresentando conteúdo anecoico em seu interior - Tendões da pata de ganso preservados - Grupamento muscular preservados - Meniscos medial e lateral com formas triangulares e ecotextura preservada - Não se visualizam nodulações sólidas ou císticas, especialmente em forma poplítea. - Vasos poplíteos de morfologia preservada - CONCLUSÃO: BURSITE". Como não tenho condições de fazer tratamento pago, estou á mercê da rede pública, mas já espero para fazer a fisioterapia há dois meses e neste tempo, não consigo trabalhar, pois sou professora de dança. Voce pode me dizer se esta bandagem é indicada para o meu caso e onde devo aplicá-la? Pois continuo sentindo dores e pontadas fortes. Muito obrigada e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  9. Há alguns meses venho sentindo fortes dores nos joelhos, um já prejudicado por lesão do menisco, corrigida com artroscopia, esta difícil caminhar e subir "degraus" tipi, meio fio. As dores são fortes, enrijecimento dos joelhos, fui no médico q só passou fisio, não resolvendo retornei e este me recomendou uma ressonância mag, a qual aguardo resultado, tb estou fazendo fisio com bandagens tbm, mas não sinto melhoras, inclusive meu calcanhar esta super dolorido, que situação. O pior q sou coordenadora escolar e meu trabalho depende de minha disposição física tipo: subir as rampas, que são 6, e preciso subir as vezes mais de 5 vezes no dia. No final do dia estou um bagaço e dói mt caminhar.

    ResponderExcluir
  10. I blog quite often and I really thank you for your information.
    This article has truly peaked my interest. I will book mark your website and keep checking for new information about
    once per week. I subscribed to your RSS feed too.


    Look into my page: austria

    ResponderExcluir
  11. This piece of writing will assist the internet users for
    setting up new blog or even a weblog from start to end.


    My site - gites frankrijk

    ResponderExcluir
  12. Hi, always i used to check weblog posts here early in the
    morning, for the reason that i like to learn more and more.



    Here is my web page - vakantiehuisjes frankrijk

    ResponderExcluir
  13. Have you ever considered about including a little bit
    more than just your articles? I mean, what you say is valuable and everything.
    Nevertheless think about if you added some great visuals or
    videos to give your posts more, "pop"! Your content is excellent but with images and videos, this site could definitely
    be one of the most beneficial in its niche.
    Excellent blog!

    Feel free to surf to my homepage - huis huren frankrijk

    ResponderExcluir