Siga o blog por Email

MEDITAÇÃO DIÁRIA

domingo, 24 de maio de 2009

Epicondilite lateral e Nintendo Wii, você recomendaria?

Encontrei um artigo publicado na European School of Physiotherapy (confesso que nunca tinha ouvido falar desta revista) Comparando o método de massagem transversa de Cyriax com sessões de tênis via nintendo Wii para o tratamento de epicondilite lateral. (clique aqui e baixe o artigo)
Achei interesante, uma vez que uma amiga minha me contou que também utiliza o nintendo Wii para reabilitação de hemiparéticos, só que ela usa o jogo de boliche para trabalhar transferência de peso para a perna parética e movimentos funcionais e coordenação de membro superior.
Ah! eu quase esqueci, nem todo mundo conhece o Wii. Bem, eu costumo dizer brincando que trata-se do video-game dos sonhos de qualquer fisioterapeuta, pois exige que você se movimente para jogar. Se você não conhece assista ao vídeo abaixo e babe um pouco.


E tem mais, se você digitar Wii Rehabilitation no Youtube encontrará vídeos interessantes, como este aqui embaixo, sobre uma reportagem de um hospital norte-americano que integrou o wii como ferramenta de reabilitação. Veja uma simpática velhinha realizando transferência de peso de uma perna para a outra sobre a plataforma de peso do Nintendo Wii (naturalmente o hospital deve ganhar uma ajudinha de custo pra fazer propaganda do Wii né?).

Mas voltando ao assunto:
Estou fazendo um curso de saúde baseada em evidência, e o professor ensinou um método bem legal de se investigar rapidamente um estudo para se ter uma primeira noção se se trata de um trabalho válido ou não. Chama-se esquema PICO
P= Pergunta
I= Intervenção
C= Controle
O= Outcome (desfecho- se usa O só pra ficar bonitinho :P)

Assim, para o estudo com Nintendo Wii, as respostas seriam:
P= Exercícios com Nintendo Wii são úteis no tratamento de epicondilite lateral?
I= Sessões de 25 minutos de tênis no Nintendo Wii 2 vezes por semana durante 6 semanas
C= Pacientes recebendo massagem Cyriax
O= Redução da dor (por meio da Escala Visual Analógica)

O resultado mostrou que em ambos os casos houve uma redução da dor próxima a 50% sendo que não foram observadas diferenças estatísticas entre os dois grupos.
O estudo tem uma série de limitações, mas o grande barato é "abrir as portas" para uma nova possibilidade de tratamento. Eu tenho um Wii em casa e sou doido pra usar em alguns pacientes. Na minha opinião logo logo será mais um recurso nas clínicas de fisioterapia. Mas só espero que seja utilizado de forma terapêutica e de preferência baseada em evidênciae não somente de forma lúdica pura e simplesmente até porque, o Wii pode causar algumas lesões por esforço repetitivo (falo isso por experiência própria).

Fonte: http://fisioterapiahumberto.blogspot.com/2009/03/epicondilite-lateral-e-nintendo-wii.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário