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R E A B I L I T A R - FISIOTERAPIA GERAL E ESTÉTICA - PAGINA DE COMPRAS

Medite

R E A B I L I T A R - FISIOTERAPIA GERAL & DERMATOFUNCIONAL

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

MECANOTERAPIA - APARELHOS E MUSCULATURA TRABALHADA

O exercício resistido com equipamentos que permitem a graduação da amplitude é indicado para as pessoas saudáveis na prevenção de doenças e para aquelas com doenças crônicas no tratamento e na reabilitação delas.

O uso dos exercícios com pesos na prevenção de doenças e na reabilitação de pessoas debilitadas é recomendado por entidades como o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), pela Associação Americana do Coração (AHA) e pela Associação Americana de Reabilitação Cardiovascular e Pulmonar (AACPR), podendo ser utilizada com segurança e com conforto.

Prevenção, tratamento e reabilitação de:

  • Diabetes Mellitus;
  • Hipertensão Arterial Sistêmica;
  • Obesidade;
  • Doenças das mãos, dos pés, dos joelhos, do quadril, dos ombros,
    dos cotovelos e da coluna vertebral como: Osteoartrose, artrites crônicas,
    dores crônicas, tendinites, bursites, LER/DORT;
  • Osteoporose;
  • Bronquite Crônica;
  • Enfisema Pulmonar;
  • Asma;
  • Aterosclerose;
  • Doença Vascular Periférica;
  • Insuficiência Coronariana;
  • Síndromes Flácidas e Espásticas;
  • Doença de Parkinson;
  • Síndromes Miofasciais;
  • Reabilitação Músculo-Esquelética;
  • Limitações Decorrentes do Envelhecimento.



Press Peitoral Graduado

Peitoral básico: desenvolvimento para frente sentado.

Exercício conhecido como “chest press" é clássico para fortalecer e alongar os músculos peitorais, com o auxílio dos ombros e dos braços. Semelhante ao desenvolvimento supino, com maior alongamento e maior contração dos peitorais, maior segurança, maior praticidade, ativação de maior número de fibras e maior conforto para a coluna e para os ombros.

Movimentos articulares: flexão horizontal da articulação escápulo-umeral e extensão do cotovelo.

Principais músculos ativados: todas as fibras do músculo peitoral maior, feixe anterior do deltóide, tríceps braquial, grande denteado e subescapular.

Graduado: sistema de graduação que permite rápidas e suaves mudanças nas posições iniciais das alavancas por meio do acionamento de um simples pino com mola. Com isso as amplitudes dos exercícios podem ser adaptadas para cada situação individual.


Remada Graduada

Costas básico: movimento de remo sentado. Exercício semelhante à remada com barra, com ativação mais completa dos músculos das costas, maior alongamento e maior contração dos músculos dorsais e redondos, maior segurança, maior praticidade e maior conforto para a coluna vertebral.

Movimentos articulares: extensão da articulação escápulo-umeral, extensão da coluna lombar, extensão de quadril e flexão de cotovelo.

Principais músculos ativados: todas as fibras do músculo grande dorsal, redondo maior e menor, feixe posterior do deltóide, infra-espinhal, fibras médias e inferiores do trapézio, rombóides, para-vertebrais lombares, glúteos, posteriores da coxa, flexores do cotovelo, do punho e dos dedos.

Graduada: sistema de graduação que permite rápidas e suaves mudanças nas posições iniciais das alavancas por meio do acionamento de um simples pino com mola. Com isso as amplitudes dos exercícios podem ser adaptadas para cada situação individual.


Puxada Alta Graduada

Puxada do alto unilateral sentada: exercício semelhante ao puxador ou barra fixa pela frente, com maior alongamento e maior contração dos dorsais e redondos, maior segurança e maior conforto nos ombros.

Movimentos articulares: adução da escápulo-umeral.

Principais músculos ativados: todas as fibras do músculo grande dorsal, redondo maior e menor, infra-espinhal, bíceps braquial, braquial, braquioradial, e flexores do punho e dos dedos.

Terapêutico: Possibilidade de graduar a posição inicial do exercício, de acordo com restrições físicas ou situações terapêuticas.

Graduada: sistema de graduação que permite rápidas e suaves mudanças nas posições iniciais das alavancas por meio do acionamento de um simples pino com mola. Assim permite optar pela melhor e mais confortável amplitude de movimento, de acordo com restrições físicas ou situações terapêuticas.


Rosca Apoiada

Exercício semelhante à rosca apoiada com barra, halteres e máquinas (rosca Scott); ativação mais completa do braquial e do bíceps braquial, com maior alongamento e maior contração desses músculos; maior segurança, maior praticidade e maior conforto nos cotovelos, ombros e coluna vertebral.

Movimentos articulares: flexão de cotovelo.

Principais músculos ativados: todas as fibras do músculo braquial e do bíceps braquial; braquioradial, flexores do punho e dos dedos.


Extensões Laterais

Extensão de tríceps para baixo: exercício semelhante ao pulley tríceps, com apoio do braço; ativação mais completa do tríceps braquial, com maior alongamento e maior contração desse músculo; maior segurança, maior praticidade e maior conforto nos cotovelos, ombros e coluna vertebral.

Movimentos articulares: extensão de cotovelo.

Principais músculos ativados: todas as fibras do músculo tríceps braquial.


Extensor Lombar Graduado

Movimento de estender o tronco para trás, sentado.

Exercício semelhante ao levantamento da terra com flexão variada de joelhos, com maior alongamento e maior contração dos músculos envolvidos; maior praticidade, maior segurança e maior conforto para a coluna vertebral.

Movimentos articulares: extensão da coluna lombar e dos quadris.

Principais músculos ativados: para-vertebrais lombares, glúteos, posteriores da coxa.

Terapêutico: Possibilidade de graduar a posição inicial do exercício, de acordo com restrições físicas ou situações terapêuticas.

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Extensor Paravertebral

Movimento de estender o tronco para trás, sentado, com restrição do movimento lombar; exercício semelhante às hiperextensões em banco, com maior alongamento e maior contração dos músculos envolvidos; maior praticidade, maior segurança e maior conforto na coluna vertebral.

Movimentos articulares: extensão da coluna torácica com isometria cervical.

Principais músculos ativados: para-vertebrais torácicos e cervicais.


Flexor Abdominal Sentado

Movimento de flexionar o tronco para frente, sentado.

Ativação muscular completa, isolada e confortável, com segurança e praticidade.

Movimentos articulares: flexão da coluna lombar.

Principais músculos ativados: abdominais retos, oblíquos e transversos.


Leg Press

Coxas básico: desenvolvimento com as pernas, sentado.

Exercício semelhante ao agachamento com barra; maior alongamento e ativação mais completa dos músculos envolvidos; alívio importante das sobrecargas em ligamentos cruzados dos joelhos; maior segurança, maior praticidade e maior conforto para a coluna vertebral e para os joelhos.

Movimentos articulares: extensão dos joelhos e extensão dos quadris.

Principais músculos ativados: todas as fibras do músculo quadríceps; posteriores da coxa, adutores, glúteos; ativação isométrica de para-vertebrais lombares e abdominais.


Flexor de Gêmeos

Panturrilha básico: movimento de empurrar com a ponta dos pés, sentado, com os joelhos em extensão.

Ativação muscular completa e confortável, segurança e praticidade.

Movimentos articulares: flexão plantar dos tornozelos.

Principais músculos ativados: gastrocnêmios e solear.



Cadeira Abdutora e Adutora

O aparelho permite adução ou abdução dos quadris com mudança das posições iniciais das alavancas por meio do acionamento de um simples de pino com mola; ativação muscular completa e confortável, segurança e praticidade.

Movimentos articulares: Abdução e adução dos quadris.


Principais músculos ativados: adutores e abdutores dos quadris.


Cadeira Flexo-extensora

Aparelho que permite opção em realizar extensões e flexões dos joelhos de maneira individual, de acordo com a graduação do braço de alavanca.

Exercícios completos para músculos das coxas (anterior e posterior) em um único aparelho, podendo ser realizados uni ou bi lateralmente.

Sistema de graduação que permite rápidas e suaves mudanças nas posições iniciais das alavancas com dois pontos de fixação, um para extensão e outro para flexão, sempre acionando um simples pino com mola.

Terapêutia: possui o mesmo mecanismo de graduação nas alavancas, porém com mais pontos para fixação, podendo realizar extensões e flexões com maior ou menor amplitudes de movimento de acordo com restrições físicas ou situações terapêuticas.

Movimentos articulares: extensão dos joelhos e flexão dos joelhos.

Principais músculos ativados: Na extensão, todas as fibras do músculo quadríceps.
Na flexão, bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso, ativação parcial dos gastrocnêmios.


Fonte: http://www.iafs.med.br/site/equipamentos.html

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